Instituto Cuida de Mim: Centro de Atendimento, Estudos e Pesquisas em Saúde Mental.

A importância dos limites na educação das crianças

0

Estabelecer e manter uma conexão saudável com os filhos é essencial para que eles se sintam seguros e amados e cresçam confiantes. 👦 👧

Mas, na ânsia de querer acertar, ou para poupar as crianças de uma reflexão que as faça ficar emburradas, alguns pais permitem que os filhos façam o que querem e como querem. Assim, os pequenos ditam as regras da casa e os pais tornam-se submissos às suas exigências.

E não se engane acreditando que isso acontece apenas com pais separados; este cenário tem se repetido em famílias com qualquer configuração e com cada vez mais frequência.

Então, ao invés de educar a criança para que ela se torne uma cidadã íntegra, ela se torna uma adolescente manipuladora e egocêntrica.

Os limites são importantes na educação dos pequenos. Limites evitam acidentes, por exemplo. E nesta fase, em que estão em formação, as crianças aprendem tudo com os pais ou outros adultos.

Portanto, se não há limites, os pequenos realmente acham que podem fazer o que quiserem.

Crescer assim será muito sacrificante, pois o mundo não gosta de lidar com pessoas mimadas. Os relacionamentos escolares, com amigos, amorosos e até os profissionais serão muito mais difíceis.😔

Impor limite é um ato de amor. É proteção, é segurança, é pensar em desenvolver um ser humano com habilidades socioemocionais que o ajudem a sobreviver em um mundo hostil.

Se você sente que precisa de ajuda com seu filho ou filha, ou que a criança precisa de um acompanhamento psicológico, não deixe de procurar um profissional especializado. Com orientação, o relacionamento de vocês pode melhorar muito! 💙

O Instituto Cuida de Mim é referência em saúde mental e ações socioeducativas para a população carente. Se quiser saber mais, visite-nos pelo link na BIO.

#institutocuidademim #institutobeneficente #educacaoinfantil #psicologiainfatil #trabalhosocial #socioeducação #paisefilhos #maesefilhos #tiraniainfantil #desenvolvimentoinfantil #crianças #infância #zonalestesp #vilamatilde

Compartilhe

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.