Instituto Cuida de Mim: Centro de Atendimento, Estudos e Pesquisas em Saúde Mental

Projetos terapêuticos

Projeto - Saúde Mental de Mãos Dadas com a Escola

Atuação junto com a Estadual “Maria de Lourdes Nogueira Albergaria” localizada à Rua Jose Mascarenhas, 456 – Vila Matilde.

Detalhes do projeto

O Instituto Cuida de Mim se propôs a atuar na área de Saúde Mental, pois é de conhecimento geral que apenas uma parcela pequena da população tem acesso a cuidados e tratamentos altamente especializados, enquanto a grande maioria, justamente sua camada mais vulnerável, permanece sem o devido e necessário atendimento.

Após longa pesquisa de campo realizada constatou-se enorme demanda por ajuda terapêutica em vários níveis, em contraste com a lacuna na capacidade do Estado em acolher essa necessidade da população.

Os critérios de escolha da zona leste da região metropolitana de São Paulo, como local para nosso trabalho, deram-se a partir da análise de um círculo vicioso em que se misturam dezenas de variáveis: nível sócioeconômico, velocidade de crescimento populacional, ausência de equipamentos públicos de todos os tipos (educação, saúde, lazer, cultural etc.), densidade habitacional, propagação da violência, desemprego, crescimento da população jovem sem perspectivas de futuro e alto índice de criminalidade.

A Escola Estadual Maria de Lourdes Nogueira Albergaria, ao ter conhecimento do nosso Projeto, solicitou-nos auxílio para lidar com os inúmeros problemas que enfrentam principalmente psicológicos e psicopedagógicos, que acabam por influenciar de forma significativa o aprendizado e as relações interpessoais da população que queremos contemplar.

Desta forma, este nosso projeto está voltado para o ensino fundamental, de primeira a oitava série, pois segundo pesquisa do MEC, 55% das crianças que cursam o ensino fundamental não aprendem os conteúdos ministrados na escola.

Além das queixas pedagógicas, a demanda também aponta para a propagação da cultura da violência, desemprego, alto índice de criminalidade e inúmeros problemas familiares afetando e contaminando todo o processo de ensino-apredizagem, o que coloca estas crianças e adolescentes em permanente situação de risco e poucas perspectivas de melhoria em sua qualidade de vida.

Essa intervenção se mostrou necessária na Escola Estadual “Maria de Lourdes Nogueira Albergaria”, situada na Vila Matilde, Zona Leste da capital de São Paulo, com a finalidade de viabilizar projetos e iniciativas que envolvam e estimulem a participação da comunidade escolar, ora foco de nossa atenção, com experiências psicoterapêuticas e de educação não formal, que poderão ser replicadas em outras localidades e por outros grupos, servindo assim como referência e pesquisa, utilizando-se para isso, mecanismos técnicos bastante rígidos de acompanhamento e avaliação de resultados.

Principais atividades realizadas no local

O grupo que constitui o Instituto Cuida de Mim, após um longo período de estudos e implantação de sua atuação junto a esta escola, chegou à conclusão que, através da Educação concebida no seu sentido mais amplo, conseguiríamos re-significar a dinâmica escolar bem como transformar a realidade à sua volta. O convite feito pela escola veio ao encontro do que buscávamos realizar. Iniciamos nosso trabalho através de escuta atenta e cuidadosa, durante inúmeras reuniões com a equipe gestora, funcionários e professores. Elaboramos um panorama das questões mais urgentes e com isso, delineamos as ações específicas para cada tipo de demanda que detectamos, eram muitas e de extrema complexidade!

Como parte de uma formulação cuidadosamente elaborada, propusemos inicialmente a realização de grupos terapêuticos quinzenais com professores e funcionários, bem como a observação dos alunos, o que foi aceito com entusiasmo por todos da escola e colocados em prática.

O trabalho com estes grupos têm o propósito de auxiliar os professores em suas angústias e necessidades técnicas tanto no que diz respeito à abordagem adequada de problemas relativos a alunos, que trazem para dentro da sala de aula, uma realidade muito difícil como também a forma como estes alunos são afetados em seu processo de ensino-aprendizagem. Diante dessa problemática estamos oferecendo aos professores e funcionários subsídios para que possam atuar de forma mais tranqüila e a melhor maneira de conduzir suas ações.

Constatamos que há demandas para inúmeras atividades, objetivando minimizar algumas conseqüências dramáticas que percebemos na dinâmica da escola, tais como: toda ordem de violência familiar e social, uso de drogas, alcoolismo, comportamentos delinqüências, evasão escolar, dificuldades por parte dos professores em lidar com a questão da inclusão, ausência das famílias no meio escolar, sexualidade precoce e muitos outros. Enfim, todos são sintomas de uma crescente e assustadora deterioração social / bulling.

Para dar suporte à comunidade, pretendemos continuar realizando palestras, reuniões, oficinas culturais e artísticas, passeios, atendimentos terapêuticos individuais e grupais, orientações de pais e tudo o que se mostra eficaz para ajudar nesta proposta.

O resultado do nosso trabalho no local tem sido extremamente satisfatório, sempre focando os objetivos iniciais.